Uma metodologia didática tomando como base recursos fotográficos e memoriais


Segundo o texto “Realidades e ficções na trama fotográfica” de Boris Kossoy, temos em mente que a fotografia pode ser um recurso didático muito eficaz, sendo um objeto que carrega e oferece muita informação. Seja para uma pesquisa ou uma aula, é imprescindível uma simples fotografia, para ilustrar ou sustentar o assunto.
Dessa forma, podemos usá-la como objeto fundamental para uma aula, por exemplo. Vamos supor que você como professor de artes visuais queira discutir a importância da memória e da pesquisa como processo criativo, e pede para os alunos escolherem um tema para trabalharem. A partir daí os alunos iriam buscar em fotografias caseiras de família, algo que se encaixe no tema proposto. Então, em sala de aula, fariam o exercício de buscar informações sobre a foto e o que ela oferece de informação. Introduzindo o conceito de 1ª e 2ª realidade, buscando informações junto com os alunos e efetuando uma pesquisa fértil e cheia de potencialidade para ser trabalhada num outro trabalho em uma segunda etapa, através da memória que o aluno tem pela foto e pelas informações e iconografias cativadas com o processo criativo de cada um, tendo como objetivo um resultado final artístico, da linguagem que o aluno se identificar mais, sobre o tema escolhido.
Assim, pode-se dizer que a imagem é produto principal para uma análise e interpretação iconográfica, como fonte primária, podendo ser usada tanto para pesquisa, trabalho e até mesmo recurso artístico, possibilitando o enriquecimento do processo de criação.  O exercício de buscar informações na foto, te dá um horizonte maior e um novo ponto de vista sobre um objeto já pronto, podendo te surpreender e te aprofundar mais na história ali contada.

Texto escrito por Gabriela Barbano, para a disciplina de metodologia do ensino de arte da UFU, 2019.




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